13/11/2007 -

Secretaria Municipal de Saúde realiza primeira caminhada municipal de combate a tuberculose
Baseada em dados nacionais e sentindo a necessidade de conscientização da população muritibana, a Secretaria Municipal de Saúde de Muritiba realizou nesta terça-feira 13/11 nas ruas da cidade a Primeira Caminhada Municipal de Combate a Tuberculose, que contou com a participação dos ACS – Agentes Comunitários de Saúde, Funcionários da Secretaria e a população local.
Cerca de seis mil pessoas morrem por ano no Brasil vitimadas pela Tuberculose, uma doença que se alastra na aglomeração urbana e que atinge a camada menos favorecida da população, os usuários de drogas ilícitas endovenosas e os portadores do vírus HIV.
De acordo com estimativa da Organização Mundial de Saúde (OMS), que fez uma avaliação sobre as ações de prevenção e distribuição de medicamentos para o tratamento da doença nos estados e municípios, o Brasil está entre os 22 países que concentram 80% dos casos de TB no mundo.
Estima-se que um terço da população brasileira também esteja infectada pelo bacilo da TB e os dados indicam a ocorrência de 116 mil casos da doença por ano, dos quais são notificados aproximadamente 90 mil. Ou seja, 26 mil casos não são diagnosticados por falta de acesso ao sistema de saúde ou por falha de diagnóstico. Além disso, somos o 14º em número de casos.
O percentual de abandono do tratamento está em torno de 12% no país, chegando, em algumas capitais, ao valor de 30 a 40%, o que pode resultar em elevadas taxas de resistência aos medicamentos e de formas de TB mais graves.
A maneira mais eficaz de controlar a Tuberculose é através de um diagnóstico rápido e a aplicação do tratamento na totalidade dos casos. De acordo com o presidente da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT), dr. Antônio Carlos Lemos, a Tuberculose é facilmente transmitida pelos doentes através da fala e da tosse e quanto mais cedo descobrir alguém doente na comunidade, mais rápido e fácil a possibilidade de tratamento e interrupção da transmissão. “Dessa forma podemos quebrar a cadeia de transmissão da doença”, diz.
O aumento da detecção de casos e o tratamento adequado, volta a enfatizar o presidente da SBPT, são as melhores formas de combater a TB nos países com alta incidência, como é o caso do Brasil. É preciso uma mobilização da sociedade civil no sentido de contribuir com a identificação de sintomáticos respiratórios, aqueles que tem tosse por um período de 3 semanas ou mais, e dos contatos domiciliares e pacientes que estão em tratamento para Tuberculose. Nesse caso, a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia recomenda a procura de um serviço médico para avaliação do estado de saúde do paciente.
Números da Tuberculose:
2 bilhões de infectados no mundo
Um terço da população mundial está infectada com o bacilo da Tuberculose
8 milhões de casos novos por ano A cada ano, 8 bilhões de pessoas desenvolvem a Tuberculose e 2 milhões morrem Fonte: Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia

Blog do Roque Isquem

Nenhum comentário:

Postar um comentário